• br corretora

Saiba o que o seguro auto cobre em caso de enchentes!



https://globoplay.globo.com/v/8318895/


Apesar disso, alguns motoristas foram pegos no meio do caminho por inundações ou mesmo com os carros parados sofreram com enchentes que atingiram seus veículos. O Jornal do Carro levantou algumas informações sobre qual o tipo de cobertura que existe para esse tipo de situação que são registradas como "fenômenos naturais".


A maioria dos seguros automotivos tem cobertura compreensiva (colisão, incêndio, roubo e furto). Esse tipo de apólice traz também a cobertura para danos de enchentes se o carro estiver parado, seja rua, garagem ou estacionamento.


A Porto Seguro salienta que o seguro não é válido quando o carro é afetado porque o motorista tentou atravessar um alagamento. Nesse caso, a cobertura contra fenômenos naturais não vai cobrir os estragos no veículo.


Além de enchente, a apólice da Porto Seguro cobre ainda queda de árvore, postes e muros - se causados pela chuva. A Porto Seguro, em caso de dano que possa ser reparado, paga a higienização completa do veículo.


Na Bradesco Seguros, a apólice faz a mesma cobertura, mas não cobre acontecimentos como maremoto, terremoto e vulcões, que de todo modo são fenômenos naturais que não atingem o Brasil. A Bradesco faz o mesmo tipo de alerta quanto ao 'enfrentamento' de alagamento. Se for constatado isso, o seguro não cobre


Como atravessar uma enchente?

A dica primordial é não sair com o carro. Caso seja necessário, é importante tomar alguns cuidados. O ideal é não tentar atravessar alagados ou área de enchente. Especialmente porque não dá para saber o que há sob a água ou se há algum buraco que possa ter surgido pelo volume de água.

Caso seja necessário atravessar, é primordial garantir que o nível da água não supere metade da roda do veículo, ou o centro da roda. Mantenha o motor em rotações baixas, em torno de 2.500 rpm no máximo. O ideal é atravessar em primeira, no máximo segunda marcha, onde há mais força para vencer a água.

Em caso de transmissão automática, o ideal é colocar no modo manual, se não houver procurar as opções "2,3" ou "L" que alguns carros oferecem. Outros câmbios automáticos tem a função "winter ou snow", que também funciona para a chuva ao manter a transmissão em giros baixos para dar tração.


Caso o carro 'morra' durante a passagem, não tente ligar o carro novamente. O ideal é esperar dentro do veículo por socorro, mas caso a água comece a subir mais, saia pelos vidros e vá para o teto.

1 visualização

© 2019 por BR CORRETORA. Criado com Slant.

whatsapp-logo.png